Reforma do Sistema de Governança Global
A trilha explora a necessidade de reformar as instituições internacionais para que melhor reflitam as realidades contemporâneas e promovam a paz. O debate aborda a urgência de reformar essas instituições e considerará a inclusão de jovens como atores e líderes essenciais nas discussões e decisões sobre governança global.
Destaca a importância de fortalecer o multilateralismo e promover a cooperação internacional, integrando a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável como princípios centrais. A trilha também é responsável por discutir a necessidade de aumentar a transparência e a inclusão nas instituições internacionais, propondo a integração de atores relevantes, como a sociedade civil e a juventude, para garantir uma governança global mais equitativa e eficaz.
Leandro Correa
Delegada do Brasil no Y20 na trilha
“O governo brasileiro apresentou o tema da Reforma do Sistema de Governança Global como uma das três pautas prioritárias para o fórum do G20 deste ano, e, junto às outras duas pautas, um denominador comum se tornou a grande diretriz dos trabalhos desta presidência pro-tempore: reduzir as desigualdades para atingirmos um mundo justo e um planeta sustentável. Nesta track, no Y20, portanto, a missão tem sido identificar quais são os mecanismos do Sistema Internacional que produzem e reproduzem as desigualdades ao nível global e propor recomendações que visem reformar as instituições que podem reverter este processo, buscando rebalancear as prioridades de tal modo que o futuro seja um lugar seguro a todas as populações.”
Temas centrais
Governança Global e a Crise do Multilateralismo
Arquitetura Financeira e Comércio
Paz e Direitos Humanos
Clima e Saúde Global
Combate
à Fome,
Pobreza e
Desigualdade
Mudanças
Climáticas,
Transição
Energética e
Desenvolvimento
Sustentável
Reforma do
Sistema de
Governança
Global
Inclusão e
Diversidade
Inovação e o
Futuro do
Trabalho
Painel de Dados - Y20 Tracks
Ao longo do processo do Y20 Brasil 2024, a importância do diagnóstico sobre os desafios globais e a construção de políticas públicas baseadas em evidências foram algumas de nossas diretrizes norteadoras. Sob essa perspectiva, construímos em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) uma sistematização de indicadores relacionados aos 5 eixos prioritários de discussão do Y20 no contexto da Presidência Brasileira do G20.